Movimento Empresa Júnior – MEJ

 

Fonte: https://juniorenterprises.org/

       

     O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, possuindo como principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas. Na década de 80 o modelo francês consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, chegando à Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e também Brasil.

     Em nosso país o movimento chegou em 1988, através da Câmara de Comércio Franco-Brasileira. As empresas juniores pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em pouco tempo o Movimento se espalhou por todo o país de forma expressiva, devido aos preços acessíveis, qualidade dos serviços prestados e a oportunidade de desenvolvimento pessoal que as empresas juniores proporcionam.

Em termos quantitativos, o movimento brasileiro expandiu-se tanto que em sete anos surgiram 100 empresas, número que foi atingido no país de origem somente em 19 anos. Atualmente, depois de vinte e um anos no país, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 27.000  universitários espalhados em cerca de 1.200 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano.

Fonte: Censo e Identidade Brasil Junior 2010.

       Mas como podemos definir “empresa júnior”?

     Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

       Uma Empresa Júnior tem como objetivos:

         – Proporcionar ao estudante aplicação prática de conhecimentos teóricos, relativos à área de formação profissional específica;

         – Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno;

         – Intensificar o relacionamento empresa-escola;

         – Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado, colocando-os em contato direto com o seu mercado de trabalho;

         – Contribuir com a sociedade, através de prestação de serviços, proporcionando ao micro, pequeno e médio empresário     especialmente, um trabalho de qualidade a preços acessíveis;  

       Uma Empresa Júnior NÃO tem como objetivos:

         –  Captar recursos financeiros para a Instituição de Ensino através da realização dos seus projetos ou outras atividades;

         – Captar recursos financeiros para seus integrantes através dos projetos ou outras atividades;

         – Aplicações financeiras com fins de acumulação de capital.

Fonte: FEJEPAR - Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná.